Nesse domingo, 22/03, fizemos (estudantes de jornalismo da Unibrasil e amigos) o caminho de Itupava com 22 km de muita aventura, saindo de 4barras com destino a Porto de Cima (quase Morretes) por entre trilhas e cachoeiras belíssimas.
O Caminho surgiu no início do séc. XVII, e pela Floresta Atlântica, a extenssão começava em Curitiba (Círculo Militar) e terminava em (Morretes). Nas trilhas, as tropas dos exércitos, levavam fumo, ouro, comida e vários tipos de utensílios e alimentos. Segundo estudantes do local antes de Pedro Álvares Cabral chegar aqui, os Incas construíram o caminho para transportes de materias para suas pirâmides e as trilhas chegavam até o Peru.

Pedras escorregadias, causando muitos tombos


Começamos nossa caminhada em 4barras, onde nos deparamos com lama e pedras escorregadias, passando por grutas e clareiras onde avistamos a primeira cachoeira, onde enchemos nossas garrafinhas com água geladinha!
Ao chegar à cachoeira maior veio um desafio, passar por uma ponte sem corrimão, todos foram, então também resolvi ir, pois na cachoeira tinham pedras onde "almoçamos" sanduíches e refrigerantes. Ao sair de lá muitas risadas e tombos, como o meu. Nossa! Cai de joelho em uma pedra, que dor fudida! LUXAÇÃO(não tanto igual o hiperlink). E andei e faltava mais 5 horas de caminhada.






Off:
CLAUDIO: Lari olha você chutou seu tênis. (pensando que era um tênis que estava jogado pela trilha)
LARISSA: Não, é meu solado mesmo!
CLAUDIO: Nossaaaa! hahahahaha!
ANDREU: Eu tenho um barbante.
LARISSA: Isso não pode estar acontecendo!
Em uma parte da aventura existia uma decida íngreme, que precisávamos de corrimão para descer, e ele estava lá! Muito foda, partes de corrimão para anões e partes para gigantes. TENSO! Então chegamos No "lar" da N Sra. do Cadeado, onde descansamos, fizemos nosso lanche e nossa passagem com dores no corpo o suadossssssss!

Templo de Nossa Senhora do Cadeado

Off:

*Pérolas do Fernando*
FERNANDO: Um homem bélgico.
LARISSA: Belga, não belgico.
---
FERNANDO: Largato, Iorgute, Mindingo.
CLAUDIO: Lagarto, Iogurte, Mendigo.
---
FERNANDO: Eu vô ponhá.
CLAUDIO: Ponhá?

Por mais 1:30 de caminhada passamos por riachos e pontes, fora mais barros e pedras escorregadias, Ah. Encontramos um macaco, ou melhor, mico-leão-dourado que chamei de Sagui-Dourado. Quando pensamos que estávamos no fim, existia mais 30 min de caminhada até chegar a um posto onde a van no esperava em Porto de Cima.

O passeio foi ótimo. Creio que é necessário de um preparo físico melhor do que o meu para se aventurar nas trilhas escorregadias. Leve seu capacete, joelheira e cotoveleira. Eu iria de novo, só que agora até Morretes. Recomendo em ir com sua turma de faculdade, muitas risadas e muitas histórias. (E meu joelho está melhor).

Placa indicativa das trilhas

PS: Chegando em Curitiba um cara maluco num Santana pensando que estava em uma pista de corrida. Quase bateu na van. Viu o que a cachaça faz? HAUIdhDuih!.